O que é GREENWASHING ?


"Greenwashing" é um termo apropriado da língua inglesa (em tradução livre, seria algo como “lavagem verde”) para designar estratégias enganosas de promoção de produtos ou serviços por pessoas ou empresas, como atrativo para a opinião pública e os consumidores.


A prática consiste na divulgação de informações falsas ou genéricas sobre aspectos e atributos de um produto, como sendo positivos para o meio ambiente e/ou para a sustentabilidade.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC aponta que em recente pesquisa, analisou mais de 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidade doméstica, tendo, por fim, notificado dezenas de empresas brasileiras para prestar esclarecimentos sobre possíveis práticas enganosas e convidadas a adequar suas embalagens.
Normalmente a publicidade enganosa realiza-se através da veiculação de palavras ou frases como “eco”, “sustentável”, “amigo do meio ambiente”, “verde”, dentre tantas outras.

O IDEC aponta como uma das mais comuns a ausência de provas do diferencial ecológico no rótulo, não havendo sequer a descrição dos ingredientes. Por exemplo, quando um cosmético é vendido como “vegano” ou “ambientalmente correto”, mas não indica os seus ingredientes ou não há qualquer comprovação científica do atributo.

Diversas práticas podem ser consideradas Greenwashing. Identificar as empresas infratoras é de extrema importância pois, além de não contribuirem positivamente com o meio ambiente, corroboram para que as questões ambientais e a proteção ao consumidor sejam negligenciadas.

Texto: @fernandabarretoadvambiental , advogada e sócia, @patricialemosrs , marketing e @bubs_maria , estagiária em Pires Advogados e Consultores.

#direitoambiental #greenwashing

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