Blockchain e Agronegócio


 

É comum o pensamento de que a tecnologia blockchain está relacionada apenas a investimentos e ao mercado financeiro. No entanto, esse recurso vem se mostrando um forte aliado da rastreabilidade no agronegócio e das práticas sustentáveis no campo.

Em poucas palavras, o blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações, funcionando como uma rede de registros protegidos por criptografia. Todos esses dados são conectados uns aos outros, de maneira que não podem ser alterados ou excluídos depois de sua verificação. Sendo assim, trata-se de uma rede de dados extremamente segura, não sendo permitidas modificações, alterações isoladas ou fraudes acerca do que é registrado.

No setor agroalimentar, esse mecanismo apresenta inúmeras vantagens para o fomento da sustentabilidade, pois por meio dele é possível rastrear toda a cadeia de produção.

A título exemplificativo, o blockchain propicia o registro de informações como a quantidade de agroquímicos utilizados e a quantidade de gases poluentes emitidos em uma determinada produção, permitindo que o consumidor monitore cada etapa do processo e tenha certeza de quais práticas foram adotadas na produção de um alimento desde sua origem até a chegada nos mercados. 

Assim, em uma sociedade formada por consumidores cada vez mais atentos e exigentes quanto à qualidade dos produtos que adquirem, fornecer dados sobre todo o ciclo produtivo dos  produtos vem se tornando uma atividade essencial. 

Contudo, os consumidores não são os únicos beneficiados por esse mecanismo. Também são muitas as vantagens para as empresas, uma vez que a segurança fornecida pelo blockchain favorece o desenvolvimento de nichos de mercados na criação de selos de qualidade e identidade geográfica, agregando valor ao produto final.

Diante da relevância que os critérios socioambientais têm ganhado no mercado consumidor nos últimos anos, o crescente manejo dessa tecnologia pelo agronegócio comprova que a mera afirmação do exercício de condutas sustentáveis pelas empresas não é mais suficiente, sendo também necessário comprová-las. 

Sendo assim, ao garantir confiabilidade aos produtos e transparência aos consumidores, o uso do blockchain atrelado à rastreabilidade também privilegia os produtores que adotam boas práticas ambientais, trabalhistas e de bem estar animal.

 Texto: Júlia Gusmão, estagiária em Pires Advogados e Consultores.

Revisão: Fernanda Barreto Campello, advogada e sócia em Pires Advogados e Consultores.


REFERÊNCIAS

EXAME. Como funciona a tecnologia blockchain? 24 dez. 2021. Disponível em: <https://exame.com/future-of-money/como-funciona-a-tecnologia-blockchain/>.

 

_______. Tecnologia no campo: blockchain otimiza o agronegócio. 26 jul. 2022. Disponível em: <https://exame.com/bussola/tecnologia-no-campo-blockchain-otimiza-o-agronegocio/>.

 

LAURENCE, Felipe. Rastreabilidade de dados ESG é objetivo importante na divulgação das empresas. 27 set. 2021. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2021/09/27/rastreabilidade-de-dados-esg-e-objetivo-importante-na-divulgacao-das-empresas.ghtml>.

 

PESSOA, Amanda. A tecnologia blockchain no agronegócio. 06 ago. 2021. Disponível em: <http://www.faemg.org.br/inaes/noticias/a-tecnologia-blockchain-no-agronegocio>. 

 

ROCHA, Geneci da Silva Ribeiro. Possibilidades de uso e aplicabilidade da tecnologia Blockchain no agronegócio. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas