Tecnologia eólica offshore: Uma aposta para geração de energia limpa no Brasil?


 

 Como resposta ao agravamento da crise climática, o investimento em energias renováveis tornou-se uma necessidade cada vez mais urgente. Nesse contexto, o desenvolvimento da tecnologia eólica offshore apresenta-se como uma promissora alternativa para geração de energia, especialmente no Brasil.     

Esse meio de exploração é composto por turbinas fixas ou flutuantes instaladas no mar, onde o vento sopra de maneira mais rápida e constante em razão da ausência de barreiras ao redor. Sendo assim, utiliza-se tecnologia similar à utilizada na construção de plataformas de petróleo offshore, como a do pré-sal. 

Apesar de ainda possuir um alto custo, o aproveitamento do potencial eólico no mar vem ganhando interesse devido à sua maior eficiência e autonomia, uma vez que as turbinas eólicas localizadas em ambiente marítimo são capazes de gerar mais energia por hora e por mais tempo do que a gerada pelos parques eólicos localizados em terra.

Diante disso, o Brasil apresenta várias características propícias para se tornar um relevante produtor de energia eólica offshore e um alvo estratégico de investimentos. Uma das razões para tanto se dá pela vantagem geográfica do extenso litoral brasileiro, o qual conta com uma plataforma continental de menor profundidade em comparação a outros países, além de possuir ventos constantes e mar menos revolto, o que aumenta o rendimento dos aerogeradores.

 Após a edição do Decreto nº 10.946/22, o país pode entrar no radar de grandes investidores. O referido instrumento dispõe sobre a cessão de uso de espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais para a geração de energia elétrica offshore em águas interiores de domínio da União, no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental. 

Sendo assim, a recente regulamentação poderá impulsionar projetos eólicos em curso, representando o início do marco regulatório dessa modalidade de exploração. A depender dos futuros resultados, tal inovação tem o potencial de demonstrar que a descarbonização do setor energético pode ser uma grande aliada do crescimento econômico.

Texto: Júlia Gusmão, estagiária; Revisão: Sandra Pires, sócia e advogada. 


REFERÊNCIAS:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.946-de-25-de-janeiro-de-2022-376016988

https://www.dw.com/pt-br/energia-e%C3%B3lica-offshore-tem-potencial-promissor-no-brasil-com-ressalvas/a-60831878

https://www.cnnbrasil.com.br/business/novo-decreto-permite-geracao-eolica-em-alto-mar-associacao-ve-avanco-crucial 

https://ecoinstituto.com.br/energia-eolica-offshore/

https://epbr.com.br/eolicas-offshore-o-que-diz-e-nao-diz-o-decreto-10-946-por-juliana-melcop/


Comentários

Postagens mais visitadas