Dia Mundial dos Oceanos



O Dia dos Oceanos foi mencionado inicialmente em 1992, no Rio de Janeiro, durante o Fórum Global, e foi inspirado por um evento organizado naquele dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: “OCEANS DAY AT GLOBAL FORUM - THE BLUE PLANET”. 

Mais de uma década depois, em 2008, novamente sob a liderança do Canadá, em Assembleia Geral, ficou estabelecido que o dia 8 de junho seria designado pelas Nações Unidas como “Dia Mundial dos Oceanos”. (Resolução da Assembleia Geral 63/111)

O tema inaugural do Dia Mundial dos Oceanos, em 2009, foi 'Nossos Oceanos, Nossa Responsabilidade'. Na época, Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU, deu a seguinte declaração: 

“A primeira comemoração do Dia Mundial dos Oceanos permite-nos destacar as muitas formas como os oceanos contribuem para a sociedade. É também uma oportunidade de reconhecer os desafios consideráveis que enfrentamos para manter sua capacidade de regular o clima global, fornecer serviços ecossistêmicos essenciais e fornecer meios de subsistência sustentáveis e recreação segura. ” 

Em 2017, a Conferência do Oceano foi convocada para apoiar a implementação da Meta de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.”

Agora, em 2021, o tema escolhido para a data foi “O Oceano: vida e meios de subsistência”, dando início à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar diversos públicos para engajamento em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

Apesar de cobrir 71% da superfície do planeta Terra, os Oceanos ainda são pouco conhecidos e conservados. Estima-se que somente 19% do fundo do oceano já tenha sido mapeado e catalogado.

Para a promoção da Década, o termo “oceano” foi usado no singular, com a finalidade de reforçar a importância de pensarmos em um “oceano global”. O maior bioma do planeta fornece alimento e condições de vida para bilhões de pessoas, sendo responsável ainda por milhões de empregos diretos e pela regulação climática. Essa conscientização é fundamental para o cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 14 – Vida na Água.  

Texto: Patricia Lemos, Marketing em Pires Advogados e Consultores


Fontes: onu.org / unesco.org

Comentários

Postagens mais visitadas