Você sabe o que é Upcycling?


 

É o processo de criar algo novo a partir de itens antigos, usando materiais existentes, que iriam ser descartados. O resultado final geralmente é um produto sustentável, pensado desde a sua origem de forma consciente.

O processo pode ser aplicado em áreas como arte, decoração, arquitetura, entre outros, porém, é na indústria têxtil que ele tem um grande impacto e pode mudar a forma como a produção se dá. Um dos principais motivos é a conscientização ambiental e a renovação do universo da moda. Pode auxiliar na redução do desperdício e melhorar o controle de extração de matéria prima e a capacidade da produção.

Não, não é a mesma coisa que reciclagem, uma vez que o material reciclado é reprocessado. É possível pensar em upcycling como um reaproveitamento qualificado, uma evolução na continuidade do ciclo de vida da matéria prima já extraída e beneficiada. É aproveitar algo já sem valor comercial, que seria descartado e transformá-lo em algo diferente, e que pode ter até valor comercial superior em relação à peça original. O upcycling recria de forma inovadora.

No upcycling o reuso se dá pela ressignificação de algo que aparentemente não tem mais valor, mas ainda é potencialmente útil, reduzindo o consumo de novas matérias-primas para a criação de novos produtos, bem como evitando o consumo de energia, a poluição do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos processos industriais da reciclagem. 

Pode representar uma alternativa com custo mais baixo de matéria-prima, ao mesmo tempo em que pode ter valor comercial superior, exatamente pelo reuso de material já beneficiado e da criatividade agregada à forma de inclusão desse material, inicialmente projetado para uma finalidade, na produção ou confecção de um produto diferente.

Os motivos para seguir a nova tendência de produção são muitos, dentre os principais é possível destacar rentabilidade, criatividade e sustentabilidade.

Pensamos na dinâmica da economia linear, baseada no processo de “extrair >produzir>descartar” o sistema de produção e o crescimento econômico dependem do consumo de recursos finitos. O upcycling indica o oposto disso, e se alinha ao conceito de economia circular, na qual o valor dos recursos extraídos e produzidos seja mantido em circulação através de cadeias produtivas e integradas. Com isso, o destino final de um material não significa uma questão de gerenciamento de resíduos, e sim do processo de design de produtos e sistemas.

O descarte inadequado gera graves consequências ao meio ambiente; dentro do setor têxtil, por exemplo, alguns tecidos demoram muitos anos para se decompor e podem contaminar o solo e a água. Além da sustentabilidade, é possível apontar como motivo para que o upcycling esteja sendo cada vez mais utilizado o aumento da consciência individual, uma vez que o consumidor já está se questionando sobre o destino dos produtos e das roupas que utiliza, o modo como são produzidos, e qual o destino do excedente não comercializado. Ou seja, o público também vê muito valor em marcas que prezam pela sustentabilidade, tornando a prática do upcycle um diferencial competitivo. 

Por fim, o termo surgiu em meados dos anos 90, cunhado pelo empresário e ambientalista alemão Reine Pilz. Mas foi em 2002 que teve maior penetração no público, através do livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things de  William McDonough e Michael Braungart. 

Texto: Ana Castro, advogada em Pires Advogados e Consultores.


Fontes:

Marques, Xande. A nova moda: Upcycling. Revista Trend, 2017. Disponível em https://trendr.com.br/a-nova-moda-upcycling-f6cab05628c3

Ecycle. Disponível em https://www.ecycle.com.br/77-upcycling-upcycle

Insecta Shoes. Disponível em https://www.insectashoes.com/blog/voce-sabe-porque-o-upcycling-e-tao-importante/

Sebrae. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2019/conteudos/upcycling-voce-conhece-a-nova-moda,c100103bc7d1b610VgnVCM1000004c00210aRCRD

Kreutzfeld, Fábio. Upcycling, o que é e seu impacto no futuro da produção. Disponível em https://www.deltaequipamentos.ind.br/industria-textil/upcycling/ 

Comentários

Postagens mais visitadas