Dia Mundial da Água



Hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. A data foi sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992. A cada ano, um novo tema é escolhido. Para este ano, o tema é “valorizar a água”.

objetivo do Dia Mundial da Água é promover a conscientização de que a água é um recurso essencial à sobrevivência da espécie humana e de outros seres vivos e que possui papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, na produção de energia e de alimentos e na manutenção de ecossistemas saudáveis. Ainda, é essencial para fazer frente às alterações climáticas, servindo como elo crucial entre a sociedade e o meio ambiente.

 

Elevada à categoria de direito humano, em 2010, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a água está no centro do desenvolvimento sustentável e diz respeito à promessa central do Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que defende o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento.

Entretanto, apesar da sua inquestionável importância para a manutenção da vida, estamos enfrentando o desafio global de combater as consequências da escassez da água e de harmonizar a procura crescente dos recursos hídricos para atender às necessidades humanas, comerciais e agrícolas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, 3 em cada 10 pessoas não possuem acesso a água potável, mais de 2 milhões de pessoas vivem em países com um elevado nível de “stress” hídrico e cerca de 4 milhões de pessoas passam por uma grave escassez de água potável durante, pelo menos, um mês do ano.

Ainda de acordo com a ONU, a escassez desse bem universal tende a aumentar até 2050, em virtude da demanda do setor industrial e doméstico das economias emergentes e, também, por força do aumento da população mundial. Esse cenário é bastante alarmante, sobretudo porque, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água. Urge, portanto, que se equilibre a demanda dos recursos hídricos com a necessidade das comunidades.

Por isso, neste dia de hoje, toda a comunidade global é convidada a refletir sobre a importância da água e, principalmente, sobre o uso consciente e sustentável desse precioso – e esgotável - recurso natural.


Texto: Romana Zaidan, respectivamente, advogada e estagiário em Pires Advogados e Consultores.

Comentários

Postagens mais visitadas