ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA


 

Você sabe a diferença? Ambas estudam o antigo, porém, com ópticas diferentes:

Paleontologia: é a ciência dedicada ao estudo de restos e vestígios de animais ou vegetais, sendo seu nome de origem grega (palaios = antigo; ontos = ser; logos = estudo ou conhecimento). Tem o objetivo de investigar e conhecer a vida no passado geológico e sua interação com a biologia, ou seja, a formação de fósseis. Portanto, o paleontólogo é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências fornecidas pelos fósseis e pelas rochas.

A Paleontologia é uma ciência multidisciplinar, perpassando geologia, biologia (em especial zoologia e botânica), ecologia e oceanografia. Atualmente, a Paleontologia preocupa-se também com a conservação do patrimônio fossilífero.

Arqueologia: é uma ciência humana e social que tem como objeto de estudo a cultura material produzida pela humanidade ao longo de sua história. Portanto, estuda as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas - tanto do passado como do presente - a partir da análise de objetos materiais. A palavra Arqueologia vem do grego (archaios = antigo; logos = estudo ou conhecimento).

Atualmente, quanto mais os grandes empreendimentos e as grandes obras mexem e remexem o solo, mais pedaços do passado têm probabilidade de aparecer, por este motivo os estudos arqueológicos fazem parte de muitos Estudos de Impacto Ambiental que instruem os processos de licenciamento ambiental. O trabalho arqueológico, em linhas muito gerais, pode ser dividido em três etapas para a construção de laudos e interpretações: (i) o trabalho de campo, geralmente associado às escavações arqueológicas; (ii) o trabalho em laboratório, que analisa os materiais obtidos em campo para formular suas hipóteses; (iii) e, finalmente, a comunicação do conhecimento produzido por meio da educação patrimonial e divulgação científica.

Tanto o patrimônio arqueológico quanto o paleontológico têm proteção constitucional, conforme inciso V, do Art. 216, da Constituição Federal de 1988, além de serem regulados por uma série de normas infraconstitucionais das mais diversas hierarquias.

Texto: Ana Cláudia Castro, advogada em Pires Advogados e Consultores.


Fontes:
Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Afinal, o que é arqueologia? Disponível em: http://www.arqueologia-iab.com.br/page/arqueologia
O que é paleontologia. Disponível em: https://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2076

Comentários

Postagens mais visitadas