Agronegócio e Agropecuária são sinônimos?

 


A palavra “Agronegócio” é a tradução literal de “Agribusiness”, termo utilizado pela primeira vez em 1957, por John Davis e Ray Goldberg, ambos da Universidade de Harvard.


De acordo com os referidos autores, o agronegócio é “a soma de todas as operações envolvendo a produção e distribuição de suprimentos agrícolas; as operações de produção dentro da fazenda, o armazenamento, o processamento e a distribuição de produtos agrícolas e dos itens produzidos a partir deles”.


Assim, a agropecuária refere-se apenas a uma parte do agronegócio, relacionada à produção dentro da fazenda, ou como se costuma dizer, “dentro da porteira”.


De acordo com o Prof. Carlos Bacha, da USP/ESALQ, fora a agropecuária, o agronegócio abrange segmentos anteriores à produção, chamados de atividades “antes da porteira”, tais como as indústrias de insumos para a produção (sementes, defensivos, fertilizantes, medicamentos e maquinário), bem como as assessorias de planejamento, agronômica e ambiental.


Por fim, temos a parte do agronegócio pós-produção ou “depois da porteira”. Em tal segmento, incluem-se as agroindústrias que processam o produto da agropecuária, assim como a distribuição do produto, onde se situa a cadeia logística, o atacado, o varejo e a exportação.


Em todas as fases do Agronegócio são essenciais o planejamento e a assessoria jurídica, nas mais diversas áreas do direito, destacando-se o cuidado com a sustentabilidade ambiental e social. 


Texto: Fernanda Barreto Campello, advogada em Pires Advogados e Consultores.


#direitoambiental #agronegocio #agropecuaria #leiambiental #meioambiente 

Comentários

Postagens mais visitadas