EM EXTINÇÃO!


Pesquisa publicada pelo IBGE na semana passada (5/11/20) indica que a Mata Atlântica possui o maior número de espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção no Brasil. A análise abrangeu a ocorrência dessas espécies nos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Mar e Ilhas oceânicas, assim como tipos de ambiente: terrestre e aquático (água doce e marinho). Uma mesma espécie poderia ocorrer em diferentes biomas e ambientes.

 

São reconhecidas 49.168 espécies de plantas e 117.096 espécies de animais no Brasil. A pesquisa realizada analisou apenas 16.645 espécies da flora e fauna brasileiras e constatou que 3.299 estavam extintas ou ameaçadas de extinção, sendo que 1.989 somente na Mata Atlântica, seguida pelo Cerrado, com 1.061 e pela Caatinga, com 366 espécies ameaçadas. Pelo universo analisado, a Amazônia, o Pampa e o Pantanal  são os biomas  com números menos elevados.

 

Dessas espécies, uma está extinta na natureza, a ave Mutum-do-nordeste, observada na Mata Atlântica,  mas que depende de reprodução em cativeiro. Outras 10 espécies estão extintas por completo: as aves Maçarico-esquimó, Gritador-do-nordeste, Limpa-folha-do-nordeste, Peito-vermelho-grande, Arara-azul-pequena e o Caburé-de-pernambuco; o anfíbio Perereca-verde-de-fímbria; o mamífero Rato-de-Noronha; e os peixes marinhos Tubarão-dente-de-agulha e Tubarão-lagarto.

 

Texto: Ivon Pires, Advogado e Sócio em Pires Advogados e Consultores.


Fonte:

 

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29367-em-2014-mata-atlantica-era-o-bioma-com-maior-numero-de-especies-ameacadas-de-extincao

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas