Ivon Pires Filho iniciou a área de Direito Ambiental na Pires Advogados em 1986, quando voltou dos EUA com um mestrado em Direito Comparado, na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, outro mestrado em Direito Internacional do Mar e um doutorado em Direito Ambiental, na Univesidade da Virginia. Nesse período, trabalhou no renomado Instituto Oceanográfico de Woods Hole, em Massachussets, onde participou de estudos desafiadores, com temas como mudança climática global, gestão costeira na Colômbia, regulamentação do parque marítimo das ilhas Galápagos (segundo ele, uma experiência inesquecível!), elaboração da lei de política ambiental da Bolívia, entre outros.


Ivon tem contribuído significativamente com elaboração legislativa no Brasil e no exterior, em países sulamericanos e africanos, como consultor em Direito Ambiental para as Nações Unidas e agências multilaterais. Organizou e proferiu o primeiro curso em Direito Ambiental Comparado em português, para juristas dos países africanos de língua portuguesa, em Nairobi, no Quênia, e em Maputo, Moçambique. Em Pernambuco, introduziu e ensinou a disciplina de Direito Ambiental na Escola Superior da Magistratura.


Participa ativamente da Ordem dos Advogados do Brasil, sempre como presidente da Comissão de Direito Ambiental, e representa a OAB no CONSEMA, Conselho Estadual de Meio Ambiente.


Mas a atuação principal de Ivon é no contencioso judicial, advogando em causas ambientais complexas nos mais diversos tribunais regionais federais, assim como nos tribunais superiores em Brasília.


E é mesmo apaixonado pela advocacia, a ponto de ir ao escritório até nos finais de semana. Também é o último a sair. O problema são os lanches noturnos; quem tiver esquecido uma guloseima na geladeira do escritório que se cuide!    


Apesar de todas essas atividades, ainda sobra tempo para viajar! Uma das maiores aventuras foi a viagem de seis meses – por terra! – de Nova Iorque ao Recife, atravessando desertos e cordilheiras. Também gosta de ouvir música, fotografar, ler, assistir filmes (seriados da Netflix, inclusive), principalmente os épicos ou multiculturais. Claro, não dorme muito.


#direitoambiental #direito #advocaciaambiental


Comentários

Postagens mais visitadas