Mais energia limpa em Fernando de Noronha


O Governo de Pernambuco firmou recentemente um termo de cooperação com a Celpe – Companhia Energética de Pernambuco para dobrar a utilização de energia limpa em Fernando de Noronha. Serão acionados novos módulos de baterias solares fotovoltaicas, estimulando o consumo desse tipo de energia e reforçando o sistema de armazenamento na Ilha, o que na prática deverá quase que dobrar o uso de energia renovável nos horários de pico.


Esse termo de cooperação representa um passo importante na transformação da matriz energética em Fernando de Noronha, pois uma de suas metas é a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, o que se alinha com o projeto “Noronha Carbono Zero”, que visa tornar o arquipélago neutro na emissão desses Gases.


Os recursos captados serão investidos na mobilidade elétrica para a Ilha, bem como na implantação de diversos ecopostos, que abastecerão os carros através de energia captada. Importante destacar que em janeiro deste ano, o Governador sancionou o Decreto-Lei n. 16.810/20, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na Ilha, ficando estabelecido que nenhum carro movido a gasolina, álcool e óleo diesel entrará na Ilha a partir de 2022 e que os veículos desse tipo que já se encontram lá só poderão continuar transitando até 2030, quando então o trânsito ficará restrito ao transporte elétrico.

Texto: Sandra Pires, Advogada e sócia em Pires Advogados e Consultores.

Fonte:http://www.semas.pe.gov.br/web/semas/exibir_noticia?groupId=709017&articleId=62050146&templateId=2386863

 

Comentários

Postagens mais visitadas