ÁREAS VERDES DE PE - APA ALDEIA BEBERIBE

 


A Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável criada em 2010, no Bioma Mata Atlântica, com área de 31.634 hectares, abrangendo 8 municípios. Cerca de 20% de toda Mata Atlântica que resta em Pernambuco está protegida pela APA Aldeia Beberibe.   

Dentro da APA existem 5 outras UCs, mas estas de Proteção Integral, sendo elas: a Estação Ecológica de Caetés (Paulista), o Parque Estadual de Dois Irmãos (Recife), o Refúgio de Vida Silvestre Mata de Miritiba (Abreu e Lima), Refúgio de Vida Silvestre Mata da Usina São José (Igarassu) e o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Quizanga (São Lourenço da Mata). Elas garantem maior proteção aos remanescentes de mata, além da proteção já conferida pela APA, pois estabelecem maiores restrições, sendo permitidos apenas atividades científicas e passeios ecológicos.

Nas demais áreas, e em seu entorno, muitas comunidades desenvolvem harmonicamente seus modos de vida, até porque o objetivo da APA é exatamente o convívio sustentável com a natureza. Mas, infelizmente, também há que se combater constantemente o desmatamento e a caça de animais silvestres, uma vez que são igualmente objetivos da APA a proteção das espécies de fauna e flora da Mata Atlântica raras e ameaçadas de extinção. 

Ainda, a APA Aldeia Beberibe visa à proteção dos recursos hídricos, considerando que abriga várias nascentes, dentre elas a nascente do Rio Beberibe, assim como a Barragem de Botafogo, único reservatório de água do Litoral Norte.  E essa proteção é importantíssima, bastando dizer que os recursos hídricos da APA promovem o abastecimento de água de cerca de 60% da população da Região Metropolitana do Recife.

Texto: Daniella Magno, Advogada em Pires Advogados e Consultores

Fonte: http://www.cprh.pe.gov.br/arquivos_anexo/meu_ambiente;4903;20200.pdf  


#direitoambiental #meioambiente #sustentabilidade #environment #environmentallaw #preservacao

Comentários

Postagens mais visitadas