Você sabe o que é um Relatório GRI?



Você sabe o que é um Relatório GRI? GRI é a sigla da Global Report Initiative, uma organização não governamental líder na área de Sustentabilidade que incentiva a elaboração de relatórios contendo informações sobre gestão sustentável das empresas e organizações, padronizando aquilo que deve constar nesses relatórios em forma de indicadores.

Sustentabilidade está intimamente ligada à pegada ambiental de cada empresa. Um escritório de Advocacia como a Pires tem uma pegada ambiental muito diferente de uma empresa agroindustrial. Para a Pires impactos ambientais são ligados, por exemplo, a uso de papel e ao descarte de material eletrônico. Já para uma agroindústria, são pontos sensíveis a captação de água e o tratamento de efluentes.

E quem define qual é a pegada ambiental de cada empresa ou setor? A própria empresa. Aquele que elabora o relatório conta para o leitor qual sua pegada, seus impactos, temas sensíveis e como trata do assunto. Esse processo de relato precisa ser coerente e transparente, devendo contar com consulta externa junto a stakeholders. 

Então, se ao ler um relatório GRI você não entender quais os impactos ligados à atividade da empresa para poder julgar se as ações sustentáveis adotadas fazem sentido, saiba que algo não saiu como deveria no processo de coletar e relatar os indicadores de sustentabilidade. Quando ficam claros os impactos gerados pela atividade, o leitor é capaz de fazer uma análise crítica e identificar se a conta fecha. Voltando aos exemplos anteriores, se no relatório GRI de uma agroindústria os indicadores são relativos a economia de papel e resíduos eletrônicos, enquanto negligencia dados de captação, reutilização e economia de recursos hídricos, a conta não fecha. E, igualmente, se no relatório GRI de um escritório de Advocacia a ênfase de relato são dados de água e esgoto, ambos ligados à rede pública e sem ação de quem reporta, enquanto não menciona suas práticas de economia de papel e reciclagem de lixo eletrônico, algo também não vai bem nesse relatório.

Quem emite um relatório GRI pode tanto certificar o que foi reportado, através de uma verificação e selo, como pode apenas basear seu relatório no guia dos indicadores GRI.
E como sustentabilidade pode interferir no desempenho de empresas grandes ou pequenas, de capital aberto ou fechado, podendo também, inclusive, interferir no ganho financeiro de pessoas físicas, vale observar o GRI das empresas nas relações comerciais, afinal os indicadores de sustentabilidade são também excelentes indicadores de risco. Para quem lida com mercado de ações, checar o desempenho de sustentabilidade da empresa em que se pretende investir, tanto através do GRI quanto do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE Bovespa, ajuda a prevenir sustos e escolher melhor sua carteira.

Para os gestores de empresas que não reportam ainda seu desempenho ambiental, ou aqueles que já reportam mas sofrem na coleta de dados, a dica é estruturar uma rotina com indicadores, métricas e monitoramento específicos para sua atividade e realidade fática, o que tornará o processo de coleta de dados parte do dia-a-dia, deixando-o mais confiável e menos traumático.
Responsabilidade socioambiental das empresas vai além da iniciativa de seguir um guia e reportar alguns indicadores mais badalados, passa necessariamente por incorporação de rotinas e práticas sustentáveis, o que só ocorre quando a empresa de fato entende seus impactos, e então terá lucidez para gerenciá-los e transparência em divulgá-los.

Texto: Ana Castro, Advogada em Pires Advogados e Consultores.

#direitoambiental #meioambiente #sustentabilidade #environment #environmentallaw #gri

Comentários

Postagens mais visitadas