Primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa de Pernambuco




A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMAS elaborou o primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Pernambuco, referente aos anos de 2015 a 2018.


Segundo o inventário, Pernambuco encontra-se em situação de vulnerabilidade, entre outros motivos, por ter quase 90% de seu território sofrendo com escassez de água e altas temperaturas, inclusive já se observando processos de desertificação, o que foi determinante para a elaboração do inventário.


O estado mantém um Comitê de Enfrentamento das Mudanças Climáticas e também um Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, e foi através deste que se garantiu o envolvimento dos stakeholders e sua efetiva participação no processo de inventário.


O coordenador da equipe que elaborou o inventário, Hugo Moraes, destacou que há previsão de, em 2021, iniciar o processo de elaboração de inventário referente aos anos de 2019 e 2020, bem como a revisão do inventário anterior para preenchimento das lacunas encontradas. Há, ainda, proposições para se criar inventários divididos por região econômica do estado de PE, bem como de integração entre estados nos esforços de obtenção de dados.


O levantamento quantitativo das emissões apresentado no inventário abarcou 05 setores: energia estacionária, transporte, resíduos (efluentes e resíduos sólidos urbanos), processos industriais e usos do solo (agricultura, pecuária e outros) e seguiu normas e metodologias estabelecidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC.


Atualmente, o estado se encontra na fase de elaboração dos planos setoriais de mitigação para tomada de ações. Foram criadas 4 câmaras técnicas especializadas, com previsão de criação de mais 3.


Acesse o inventário através do seguinte link:  bit.ly/baixocarbonope.


Fontes consultadas: www.ethos.org.br, www.semas.pe.gov.br, Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de Pernambuco.

Texto: Daniella Magno e Fernanda Barreto Campello, Advogadas em Pires Advogados e Consultores.


#direitoambiental #advocaciaambiental #meioambiente #efeitoestufa
#environmentallaw

Comentários

Postagens mais visitadas