SUSTENTABILIDADE como diferencial competitivo


Há anos o mercado fala de empresas responsáveis. Seja através do desenvolvimento de programas de responsabilidade social ou de programas ambientais.

Em tempos de pandemia, a questão da responsabilidade e comportamento sustentável das empresas tem sido ressaltado como diferencial para a formação de sua imagem perante o público em geral.

Encontramos atualmente algumas denominações para caracterizar essas empresas. Empresas de impacto: têm como propósito deixar um legado socioambiental positivo; e as Empresas B*: possuem propósito igualmente "responsável" e têm por objetivo impulsionar uma economia mais sustentável e igualitária, solucionando problemas socioambientais.

Além de possuírem olhar sistêmico, não apenas preocupadas mas também atuantes na manutenção de um ambiente mais equilibrado, essas empresas apresentam melhores resultados em momentos de crise.
O seu impacto no meio ambiente e na sociedade é mensurado e acompanhado com importância semelhante aos seus resultados financeiros.

Em decorrência desse movimento, programas de investimento estão nascendo para ofertar crédito a negócios com impacto positivo na sociedade, incentivando o desenvolvimento de uma cultura empresarial alinhada a um novo capitalismo caracterizado por uma maior e mais equilibrada prosperidade econômica, social e ambiental.

Por outro lado, vemos também uma sociedade que cobra atuação mais consciente por parte das empresas, com envolvimento direto de sua reputação.

Um estudo recente da Accenture revelou que 83% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de empresas que se posicionam em relação a causas alinhadas a seus valores e crenças pessoais e 74% desejam a redução do uso de plástico e melhoria do meio ambiente.

“O propósito vai muito além de as empresas simplesmente se posicionarem em relação ao assunto do dia. Ter um propósito é ter um compromisso genuíno e significativo em relação a princípios com os quais os consumidores se importam – como saúde e bem-estar, uso de ingredientes naturais, sustentabilidade ambiental e família – e que sustentam cada decisão de negócios”, afirma Mauro Rubin, líder de Accenture Strategy para a indústria de Produtos. “A voz dos consumidores pode alterar a trajetória financeira das empresas."

O Dow Jones Sustainability Index World é um indicador de performance financeira, criado em 1999 como indicador da performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade em nível global. As empresas que constam deste Índice atuam na gestão de risco envolvendo fatores ambientais, econômicos e sociais, e são citadas como as mais capazes de gerar valor para seus acionistas no logo prazo.

O COVID-19 veio intensificar as práticas responsáveis e a governança como estratégia de negócio. Todos os indícios mostram um futuro onde não será possível fazer negócio pensando no lucro dissociado da responsabilidade socioambiental.

A sustentabilidade além de trazer reais benefícios à sociedade em geral, mostra-se ainda como um grande diferencial de mercado para as empresas que a adotam como prática e a incorporam ao seu DNA.


*B Corps conceito criado pelo B-Lab nos EUA em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso para os negócios. No Brasil, esse conceito chegou há pouco tempo, liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Sistema B, representante do movimento na América Latina, e já possui 46 empresas com o certificado.

Texto: Patricia Lemos, Comunicação e Marketing em Pires Advogados e Consultores

Fontes:
http://www.ambientelegal.com.br/sustentabilidade-inovacao-e-valorizacao-de-negocios/

https://www.ecycle.com.br/1959-empresa-b.html#:~:text=Empresas%20B%20s%C3%A3o%20aquelas%20que,o%20sucesso%20para%20os%20neg%C3%B3cios.

https://exame.com/revista-exame/impacto-resiliente/?utm_source=whatsapp

https://www.cidademarketing.com.br/marketing/2019/03/20/83-dos-consumidores-brasileiros-preferem-comprar-de-empresas-que-defendem-propositos-alinhados-aos-seus-valores-afirma-estudo-da-accenture/




 

Comentários

Postagens mais visitadas