VALOR VERDE



O interesse e as movimentações sobre sustentabilidade nas empresas tiveram início de forma voluntária, mais expressivamente pelas certificações voluntárias. Na sequência, foi a vez dos setores se organizarem e criarem critérios e protocolos de qualidade e excelência em sustentabilidade e desempenho socioambiental.

Na primeira década deste século as práticas sustentáveis passaram de nicho próprio de estratégia de marketing das empresas para fator decisório de mercado e tema recorrente na esfera regulatória. Com o lançamento do Principles for Responsible Investment -  PRI em 2006 buscou-se engajar o mercado financeiro nas questões de sustentabilidade, seus riscos, benefícios e influência. O desdobramento dessa iniciativa repercutiu no Brasil em 2015, quando o Banco Central Brasileiro passou a exigir que as instituições financeiras tivessem políticas de responsabilidade socioambiental.

Uma nova frente se abriu com as discussões sobre mudanças climáticas quando, em 2017, foi lançada a Força Tarefa de Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD sigla em inglês), que fomenta a divulgação, pelas empresas, dos dados sobre o impacto climático que causam para que os investidores usem esses indicadores nas decisões de mercado.

Cresce o atrativo dos “títulos verdes” entre os investidores, instrumentos financeiros negociados no mercado de capitais comprometimentos com controle ou reversão do impacto ambiental ganham protagonismo num universo historicamente dominado por elementos puramente financeiros.

O que se vê hoje é que, apesar de iniciativas voluntárias continuarem existindo, o valor financeiro agregado às ações de sustentabilidade tem sido um grande impulsionador de mudanças positivas.

Texto: Ana Castro, Advogada em Pires Advogados e Consultores.

Fonte: LUPION, Bruno. Especial da DW Brasil sobre a Amazônia. Deutsche Welle Brasil, 2020.

#direitoambiental #valorverde #sustentabilidade #meioambiente #ambiental #environmentallaw #environment #clima #climate

Comentários

Postagens mais visitadas